Um espaço para divulgarmos dicas, idéias e propostas para consumirmos de maneira mais inteligente, reduzindo embalagens, evitando o desperdício e vivendo melhor.



25.8.08

Salvem o Copo de Requeijão


Até 2 anos atrás, o copo de requeijão era algo consagrado. Embalagem de vidro, tampa metálica, fácil de reutilizar, de reciclar, ambientalmente correta, um clássico nas cozinhas e mesas brasileiras. De repente, os grandes fabricantes decidiram "inovar" e lançaram as famigeradas embalagens de plástico, muito mais comprometedoras ambientalmente que as de vidro. E muito menos simpáticas para reusarmos em casa.

Um forte argumento em defesa do plástico é o preço menor. Mas se levarmos em conta o peso, vê-se que não há tanta vantagem assim, uma vez que os tais copinhos são menores que os de vidro. E o custo ambiental é caríssimo. Se você busca um consumo mais limpo e consciente, opte pelas marcas que mantiveram a embalagem de vidro. Aqui em São José dos Campos, tenho achado com facilidade Crioulo, Danúbio, Redenção e Aviação.

Para saber mais e inclusive se manifestar, entre neste blog interessante, chamado "
Projeto Requeijão".

3 comments:

Silvia D. Schiros said...

Eu também odeio os copinhos de plástico, têm muito pouca utilidade se comparados aos de vidro.

Mas as marcas que tenho visto que usam copos de vidro são bem mais caras. E quem come requeijão aqui em casa não sou eu, então tem que ser alguma marca de que a família goste...

Mas tenho visto só uma ou duas marcas de vidro, vou olhar com mais cuidado da próxima vez.

Tais Vinha said...

Oi Silvia, os copos de vidro são mais caros mesmo. Mas, geralmente, contém mais gramas do produto. Graças a Deus, meus "ogros" comem qualquer marca (desde que estejam totalmente acordados, hehehe). Compro sempre o Danúbio ou o Aviação. Aliás, o copo deste último é bem bonitinho. Aqui no Urbanova, o Mercadinho Fruit City tem uma marca (não me lembro o nome) que tb vem no copo de vidro. Um beijo.

Unknown said...

Em ambos os casos existe risco inevitáveis!