Um espaço para divulgarmos dicas, idéias e propostas para consumirmos de maneira mais inteligente, reduzindo embalagens, evitando o desperdício e vivendo melhor.



23.10.08

Desodorantes menos agressivos



Você já deve ter recebido alguns emails relacionando o uso dos desodorantes antitranspirantes e antiperspirantes (alguém sabe a diferença?) com câncer de mama. Eu, que sou a neura em pessoa, fui investigar e não descobri nada conclusivo. Há quem diga que é mais uma lenda da internet. Mas há também alguns estudos, de universidades, fazendo a tal relação. O "x" da questão é o alumínio (sais, citrato, seja lá como chamam) presente na fórmula de todos os antitranspirantes. Um componente duvidoso até no meio médico.

Para chegar a alguma conclusão, fui conversar com uma ginecologista. Ela se esquivou. Disse que existem estudos científicos, mas nenhum é conclusivo sobre a segurança do alumínio. Afirma que houve, inclusive, uma polêmica sobre a segurança da vacina contra o HPV por ter alumínio na fórmula. Na dúvida, ela sugere às mulheres interessadas que não usem desodorantes que contenham este ingrediente. Disse também que ela mesma usa Leite de Magnésia, com ótimos resultados.

Uma outra médica, dermatologista, afirmou que a ação dos antitranspirantes é péssima pois não deixa as glândulas funcionarem e que elas estão nas axilas para suar e eliminar toxinas. Vai contra a natureza do corpo. Disse para evitar tais produtos.

Foi o suficiente para eu ir atrás de substitutos. No supermercado não encontrei nada eficiente sem alumínio. Há pouquíssimas opções e todas ineficientes contra o tal do cêcê - a gente quer ter saúde, mas ficar fedidinha não dá.

Comecei a conversar com a mulherada. A Tereza fez a mesma sugestão do Leite de Magnésia. Não testei ainda, mas disse que é muito bom.

A Sílvia está usando Leite de Rosas. Também disse que funciona.

Eu parti para o mais óbvio tirador de odor que conheço - o bicarbonato de sódio. Coloco um pouco em pó mesmo nas axilas e funciona muito bem. Você transpira normalmente, mas não cheira mal. Tem que reaplicar algumas vezes, dependendo do calor. A Joana faz a mesma coisa, mas dilui com água, coloca num frasco de desodorante vazio e carrega na bolsa. Reaplica sempre que precisar.

O truque, quando você parte para estes alternativos menos agressivos ao corpo, é que a roupa precisa ser mais natural também. Essas blusinhas sintéticas dão um cheiro horrível e aí só com desodorante bomba-atômica pra evitar. Prefira algodão e outras fibras naturais e você não terá problemas, além de ser mais gostoso de usar.

Outra dica importante: quando você pára de usar os antitranspirantes, transpira muito. Aconteceu comigo. Parece que as glândulas estão compensando, ou ficaram doidinhas. Isto se normaliza em poucos dias. Não se assuste!

Segue uma lista de outras alternativas de desodorante natural que acabei descobrindo na minha pesquisa:

. A Weleda tem duas opções totalmente naturebas. Só que custam caro. Clique aqui para ir ao site e comprar online.

. A boa e velha Sebastiana Quebragalho sugere 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio diluída em 1 xícara de álcool. Pode colocar umas gotinhas de seu perfume preferido.

. Mais dicas da Sebastiana: limão oxidado (cortado e bem velhinho) esfregado nas axilas, 20 minutos antes do banho. Limão fresco também pode ser usado, mas não com a mesma eficiência. Aliás, deve haver algo no suco do limão, pois ele está presente na fórmula de quase todos os naturebas industrializados, como os da Weleda ou da Lush (que tinha um bárbaro em pó, mas saiu do Brasil).

. Duas colheres de sopa de água oxigenada 20 volumes podem ser acrescentadas ao seu desodorante para aumentar a eficiência. Aliás, vou testar água oxigenada pura ou só com água. Deve funcionar também.

Se alguém tiver mais dicas, envie. E se você achou este texto muito natureba hippie radical baby consuelo antes de virar crente...aguarde...vem aí, o absorvente reutilizável!

Um beijo e um cheiro.

1 comment:

Mari said...

Oi, estou usando um desodorante da Forever Living, uma empresa americana, que tem produtos naturebas e tem funcionado bem. Ele é à base de aloe vera e custa R$15,00 aqui no RS.
Abraço