Um espaço para divulgarmos dicas, idéias e propostas para consumirmos de maneira mais inteligente, reduzindo embalagens, evitando o desperdício e vivendo melhor.



5.9.08

Vinagre branco na limpeza




Tenho pesquisado alternativas para os produtos de limpeza convencionais. Acho que as casas de nossas vovós eram limpinhas, sem tanta química, toxinas e embalagens. O vinagre branco tem sido superdivulgado como um grande multiuso na limpesa. Não testei ainda, mas ontem comprei um frasco. Vou testá-lo para limpar a cortina do box. Depois conto. 

Segue o link para o blog "O Futuro do Presente" com algumas dicas de uso do vinagre branco. E mais um do site "How Stuff Works", em português mesmo, mas com uns usos meio gringos, tipo remover depósito de calcário. O google tem milhares de páginas sobre o assunto.

Minha única dúvida é se o tal do Agrin é a mesma coisa que Vinagre Branco. Alguém sabe?

6 comments:

Silvia D. Schiros said...

Taís, eu entendi, pelas minhas pesquisas, que não serve o tal agrin. Aliás, os entendidos recomendam mesmo é o uso do vinagre de maçã.

Eu ainda não avancei muito nessa área, apesar de uma das minhas metas para este ano (até o próximo Dia da Terra) ser substituir os produtos de limpeza convencionais por outros que não agridam o meio ambiente.

O que substituí de vez por aqui foi o uso de tira-manchas para roupas (tipo Vanish) e água sanitária (que ainda uso, mas bem pouco). O bicarbonato de sódio é excelente pra ajudar a soltar aquelas sujeiras de roupas mais encardidas que nossos filhos gostam de ostentar. ;-)

Unknown said...

Oi, Taís. Achei bem bacana a idéia do blog. O Vinagre tem muitos usos na limpeza e na beleza também. Um produto barato, que tem mil e uma utilidades. Eu atendo o How Stuff Works na agência Edelman, e como sempre dou uma olhada em blogs que citam o site, cheguei até aqui. Sucesso com o blog! Abraços, Clarissa

Tais Vinha said...

Silvia,

Desconfiava mesmo do Agrin. Barato e acessível demais pra ser verdade. O verdadeiro então vende onde? Nunca achei. Já ouvi falar do bicarbonato. Americano usa pra tudo. Mas nunca tentei. Vou testar. E água oxigenada?

Tais Vinha said...

Oi Clarissa, valeu a força e o incentivo. Um beijo.

Unknown said...

O vinagre tambem é ótimo para neutralizar os efeitos do sabão, detergente, sabão em pó, etc. Assim quem lava as mãos com muita freqüencia (ou seja mães em geral), podem pingar 2 ou 3 gotas de vinagre nas mãos antes do último enxague. Isto neutraliza o sabão e diminui aquela "irritação do sabão" que causa alergia em muitas mulheres. Lembrem-se que não deve ser muito, só umas gotinhas a cada vez. Quando sentir que o "liso" de sabão acabou e a mão ficou levemente macia, tá no ponto; é só enxaguar... E não esquçam de espalhar em volta das cutículas para não racharem tanto...

Paulão, Dri e Pedro said...

Oi,
Nas ppoucas lidas que dei sobre limpeza ecologicamente correta com um filho pequeno em casa, descobri, que para limpeza, o melhor vinagre, era o de limão... Usei para limpar a cafeteria que fica manchada, é só colocar um pouquinho do vinagre em uma buchinha e esfregar um pouquinho que aquela mancha marrom do café some. Uso ele também para limpar estofados e tapetes (quando tinha).
beijos Dri